Cidelândia recebe novo Ponto de Inclusão Digital e amplia acesso à Justiça e às tecnologias

Tecnologia e cidadania: população do São João do Andirobal ganha acesso ampliado aos serviços do Judiciário

O Povoado São João do Andirobal acaba de receber um importante reforço para o desenvolvimento social e tecnológico da região: a inauguração de um novo Ponto de Inclusão Digital (PID) do programa Justiça de Todos, uma iniciativa do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). A entrega oficial ocorreu no dia 9 de dezembro, marcando um avanço significativo para a comunidade rural de Cidelândia.

A nova Sala de Inclusão Digital, instalada em parceria com o Tribunal de Justiça do Maranhão, chega para ampliar o acesso da população a ferramentas digitais e aos serviços do Sistema de Justiça, fortalecendo cidadania, inclusão social e equidade territorial. Por meio do espaço, os moradores passam a contar com videoconferências para audiências e sessões do Júri, atendimento via balcão virtual, consultas processuais, serviços da Defensoria Pública, pedidos de audiência de conciliação e solicitações de Medidas Protetivas de Urgência eletrônicas para mulheres em situação de violência doméstica — com resposta judicial em até 48 horas.

Com a inauguração dos PIDs em Trecho Seco (São Francisco do Brejão) e São João do Andirobal (Cidelândia), o Judiciário maranhense alcança a marca de 133 unidades em funcionamento, consolidando a maior rede digital de acesso à Justiça do país. A comarca de Açailândia, que já conta com PIDs em Cidelândia, São Francisco do Brejão, Piquiá e Novo Bacabal, passa agora a ter seis pontos ativos, tornando-se referência estadual em inclusão digital.

O programa Justiça de Todos, implementado em 2022 pelo então corregedor-geral da Justiça e atual presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho, e coordenado pela juíza auxiliar da Presidência, Tereza Nina, reforça o compromisso do Poder Judiciário com a democratização do acesso à Justiça, alinhando-se à Estratégia Nacional do Poder Judiciário (Resolução CNJ nº 325/2020) e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. Mais de 15 mil atendimentos já foram realizados em todo o Maranhão por meio da rede de PIDs.

A Prefeitura Municipal de Cidelândia celebra essa importante conquista para o povoado São João do Andirobal, destacando o impacto direto que o novo espaço terá na vida da população, ao garantir mais dignidade, autonomia digital e acesso ágil ao Judiciário.

Mais um avanço importante para nosso povo, fortalecendo a inclusão e ampliando oportunidades para todos.

#PREFEITURA MUNICIPAL DE CIDELÂNDIA

#CUIDANDO DO FUTURO DA NOSSA GENTE

  • 09/12/2025
  • Pedro Gervásio
  • ASCOM