Quinta, 28 Março 2024

SÃO LUIS: O ENFRENTAMENTO DAS CONSEQÜÊNCIAS DA PANDEMIA É TEMA DE ENCONTRO COM GESTORES DA SAÚDE

Foto: Secretários de Saúde Socorro Costa (Municipal) e Carlos Lula (Estadual)

Socorro Costa representa Cidelândia no encontro

Com a realização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), o encontro, que teve início na última terça (12) e vai até sexta (15), reúne gestores municipais de saúde em torno do tema “Desafios dos Municípios no Enfrentamento das Consequências da Pandemia” com o objetivo principal de avaliar e alinhar novas estratégias de combate ao novo coronavírus.

Alternadamente, para evitar aglomeração, representantes de todos os 217 municípios maranhenses têm a oportunidade de participarem do encontro que dura quatro dias. E ontem, terça, se reuniram gestores de municípios das regionais de saúde de Imperatriz, Açailândia, Balsas e São João dos Patos, sendo Cidelândia pertencente a de Açailândia.

A pauta inclui debates sobre o programa Previne Brasil e o novo financiamento da Atenção Básica; os recursos e indicadores do Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde; o perfil das vigilâncias nos municípios; os Sistemas de Informação em Saúde e Recursos associados à gestão da informação; a Assistência Farmacêutica no SUS; os indicadores, estrutura hospitalar estadual, rede de serviços, acesso, regulação e transporte.

VACINAÇÃO

O Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19 foi lançado nesta segunda-feira (11) pelo Governo do Maranhão.

Capacitação de profissionais da saúde, logística de distribuição armazenamento, estratégias para a imunização, os grupos prioritários para a primeira fase da campanha e a estimativa de vacinas necessárias são contemplados pelo Plano, que por sua vez, dará o norte, também com as orientações do Ministério da Saúde, aos municípios para fazerem seus planos de execução da vacinação.